07 segredos para conseguir chegar ao Inglês Fluente mais rápido – Aula 7

aula ingles online 2020
07 segredos para conseguir o Inglês Fluente rápido – Aula 7

 

Bem, aqui estamos no Segredo 7 – a final destas Aulas com lições sobre como falar inglês fluentemente mais rápido. Este último segredo é extremamente importante, possivelmente o mais importante de todos. Sem isso, você pode facilmente ficar desanimado e sentir que não está progredindo. Você pode até ficar tentado a desistir. Bem, certamente não queremos que isso aconteça…

 

O SEGREDO # 7: ACREDITE EM SI MESMO!

Neste artigo final, falaremos sobre acreditar em si mesmo (e alguns obstáculos para acreditar em si mesmo) e depois discutiremos por que os Estilos de Aprendizagem são importantes.

“Se você pensa que pode ou não, você está certo” (Henry Ford).

Esta citação de Henry Ford é um dos meus favoritos. Eu gosto porque ele está tão certo. Você deve acreditar em si mesmo, no seu potencial de fazer qualquer coisa que queira, desde que você realmente esteja disposto(a) a praticar e perseverar, assim certamente você alcançará seu objetivo.

Você precisa dessa crença em si mesmo porque à medida que avança no caminho em direção ao seu objetivo, haverá momentos bons e ruins. Em alguns desses momentos ruins, você experimentará dúvidas, ansiedade e frustrações. Às vezes, você sentirá que não está melhorando, que está apenas mantendo o mesmo nível, sem evoluir muito. Como se estivesse patinando no mesmo degrau.

E então pode acontecer de outras pessoas expressarem as dúvidas delas sobre você, as vezes pessoas de seu convívio mesmo, como amigos, colegas de classe, pais e outros membros da família, etc; E com isso, te fazerem ficar mais confuso ainda, o que não é bom para seu desenvolvimento.

Você tem que estar presente para isso, porque não é algo incomum e ao mesmo tempo, não é por mal que essas pessoas o fazem, é um senso humano de se importar contigo, com sua evolução, as vezes até de cuidado e proteção.

Por outro lado, só você quem vai poder fazer algo por si mesmo. Como? Se você mantiver o foco, a disciplina e constância no seu propósito, essa fase vai ser superada e tudo isso irá passar.

E porque surge esse momento nesta jornada de estudos do Inglês? 

Na verdade, acredito que qualquer coisa que você ou qualquer pessoa, se proponha a fazer, e é “novo”, vai gerar medo, ansiedade e incerteza, pois trata-se de um desconforto inicial, até você dominar aquele tópico/assunto, portanto isso tende a diminuir a medida que você vai ganhando experiência no assunto.

O segredo é nesta primeira fase confiar em seu potencial, acreditar que vai dar certo e colocar em prática seus objetivos…. assim certamente você irá chegar à tão sonhada fluência no Inglês!

Se você é conta com muitas pessoas ao seu redor, que o apoiam neste momento, pode ser amigos, familiares, parentes ou mesmo professores, isso talvez se torna um pouco mais fácil!

Mas entenda que mesmo assim, você vai passar pelas dificuldades e armadilhas que você mesmo irá criar no caminho.

Esse é um ponto interessante, já percebeu que cada pessoa aprende à sua própria maneira? No seu próprio tempo?

Embora todos tenham capacidade de aprender, cada indivíduo aprende coisas de maneira específica e única. O que para você hoje é uma “dificuldade“, para outra pessoa, que talvez esteja no mesmo nível que você, pode ser uma “facilidade”, por exemplo a gramática na língua Inglesa. Muitos estudantes arrepiam só de pensar nela, porém são pessoas que fazem um ótima leitura e escrita, até pronunciam bem, ao passo que existem outros alunos que são opostos, mandam muito bem na gramática e vocabulário, escrevem e lêem bem, mas são travados na hora de falar e pensar em Inglês.

Portanto, cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizagem. Uns precisam “ver” as informações para entendê-las, ao passo que outros, só precisam “ouvir”, e tem aqueles que precisam “fazer” (escrever) , antes que possam realmente entender.

E qual é o seu estilo de aprendizado da língua Inglêsa? 

Pense por um momento sobre quando você está aprendendo algo novo, independente de ser Inglês, pode ser um novo jogo de computador ou outro assunto novo do seu trabalho, faculdade, etc. Qual é a melhor maneira de você aprender? 

  1. a) com o professor escrevendo as informações no quadro ? 
  2. b) com o professor apenas dando as explicações verbalmente sobre o assunto?
  3. c) com o professor escrevendo no quadro e pedindo que todos escrevam junto e ele já vai falando, pausando e explicando ponto por ponto?

É provavel que você tenha se identificado com pelo menos uma ou uma combinação desses estilos de aprendizagem. Mas é provável que você tenha preferência por um deles, que é o que mais te facilita o aprendizado de novas informações.

Por exemplo, se você disse que prefere ‘ver‘ o conteúdo, é um aprendiz VISUAL; ver informações ajuda-o a entender melhor. No entanto, se você disse que prefere “ouvir” as informações, é um aprendiz auditivo – sua principal maneira de aprender é “ouvi-las”. E, se você disse que precisa ‘fazer‘ ou experimentar algo para entender, como escrever o conteúdo (ou reescrevê-lo), então você é um aprendiz cinestésico.

Quando analisamos o aprendizado dessa maneira, analisamos qual é o seu “estilo de aprendizagem”, ou seja, sabemos qual é o seu estilo de aprendizagem, e assim é possível trabalhar melhor com ele. 

Então, você sabe que leva tempo e prática para aprender um novo idioma. Você sabe que cada pessoa aprende de uma maneira individual e única. Você deve ser paciente consigo mesmo e lembre-se: embora não haja atalho para a fluência, você PODE chegar lá. Você fez isso uma vez, pois você já fala sua própria língua fluentemente. Claro que é mais fácil aprender um novo idioma quando se é bebê, afinal você e eu não tivemos escolha, mas agora também é possível, desde que você escolha aprender e se dedique à prática!

Acredite em si mesmo e você pode fazer qualquer coisa!

“O homem é o que ele acredita.”; Autor: Anton Chekhov (dramaturgo russo)

Pratique as sugestões que você leu em todos os Posts anteriores, estude um pouco todos os dias (não uma única vez por semana) e tenha certeza que você irá chegar à fluência no Inglês muito rapidamente!

See you soon