07 segredos para conseguir chegar ao Inglês Fluente mais rápido – Aula 2

aula o melhor ingles online

07 segredos para conseguir o Inglês Fluente rápido – Aula 2

 

No artigo anterior, vimos o Segredo nº 1 para Falar inglês fluente. Ouça, Ouça e Ouça muito Inglês! Se você ainda não leu, clique aqui para acessá-lo.

Espero que você já tenha selecionado recursos para desenvolver sua audição no Inglês, este é o primeiro passo da jornada. 

 

O SEGREDO # 2: LEITURA

 

Leia frequentemente em Inglês… leia muito!!!

 

Eu sei que muita gente não gosta de ler, e ainda mais em outro idioma, porém desenvolver o hábito da leitura, mesmo em Português, é algo muito rico e para quem já gosta de ler, terá uma vantagem, pois é o segundo passo dessa grande jornada rumo à fluência no Inglês! 

Então vem a questão, “Como a leitura pode ajudar a se tornar um falante de inglês mais fluente? E como encontrar material de leitura que você possa gostar?”

Primeiro, vejamos alguns ‘porquês’. Aqui estão duas perguntas para você considerar:

  1. Por que a leitura é uma habilidade tão valiosa?

  2. Por que você precisa ler para melhorar seu inglês?

Leitura e escrita estão ligadas. Leitura é informação escrita entrando; escrita é informação escrita saindo. Mesmo que você não goste de escrever, provavelmente desejará escrever bem em inglês, para testes, negócios ou mesmo para se comunicar por e-mail, etc. Talvez você seja um compositor e gostaria de escrever músicas em inglês. Se sim, então leia. Através da leitura, você melhora sua escrita.

Que outros benefícios você pode obter com a leitura? Provavelmente, uma das maiores vantagens, assim como na Língua Portuguesa, é que você pode ampliar seu vocabulário. Você pode aprender novas palavras e, ao mesmo tempo, obter uma compreensão mais profunda das palavras que você já ouviu ou viu antes. Veja bem, o que você está fazendo é aprender / revisar palavras “em contexto”. E isso é muito importante também!

Quando você aprende uma nova palavra “isoladamente”, não obtém um entendimento claro de como usá-la. No entanto, aprender palavras isoladamente é a maneira pela qual os alunos aprendem um novo vocabulário; por exemplo, aqui está a palavra “gritar” e aqui está sua definição: “falar em voz alta – porque alguém está muito longe ou porque você está com raiva”. Então, você acabou de aprender a definição da palavra “shout”, mas pode usá-la?

Outra maneira de aprender o significado de uma nova palavra do vocabulário (a maneira como TODOS os falantes nativos de suas próprias línguas aprendem), é entender novas palavras do contexto. Por exemplo: se você ler uma história e houver a frase: “Ele gritou tão alto que machucou seus ouvidos”; e então você lê outra história com uma frase que diz: “Não grite tão alto, você acordará o bebê!” … bem, você começará a ter uma boa idéia do que “gritar” significa, não é? 

Você pode entender e aprender o significado de novas palavras a partir do contexto (do que está ao redor das palavras). Esta é a maneira mais natural e muito melhor de aprender novo vocabulário. Portanto, LEITURA É UMA GRANDE MANEIRA DE CONSTRUIR VOCABULÁRIO.

O que me leva a este ponto importante: NÃO use seu dicionário quando estiver lendo, pelo menos não no começo. Use-o mais tarde se você ainda não entender a palavra do contexto direto no Inglês. Veja bem, se você parar para usar o seu dicionário, ele quebrará o ritmo natural da sua leitura.

Uma terceira razão pela qual você deve ler é porque AUMENTA SUA EXPOSIÇÃO AO INGLÊS EM GERAL, o que eu chamo de imersão no Inglês. Em outras palavras, você entenderá mais sobre a cultura ocidental através da leitura e, se entender, entenderá mais o idioma, incluindo expressões idiomáticas etc.

Vou te dar algumas ótimas dicas sobre COMO LER:

a) Leia sem usar o dicionário.

Ao ler, pratique adivinhar os significados das palavras desconhecidas ou ignorá-las, por hora. Não se preocupe com cada pequeno detalhe. Continue lendo mesmo que pareça um pouco difícil, mas não muito difícil. Tente obter o significado geral, entendendo o contexto. 

b) Leia rapidamente. Ao manter um ritmo e um fluxo naturais, você aprenderá a “inferir” ou adivinhar significados.

c) Leia em voz alta, para crianças, amigos ou apenas para si mesmo. (Isso também melhora sua pronúncia.

Se um livro é muito chato, ou muito difícil, pare de ler e encontre outro livro.

d) Leia sem estresse, tome uma xícara de chá ou café e busque relaxar. A leitura tem que ser algo leve e não um dever a cumprir. 

e) Leia com freqüência, dez ou quinze minutos todos os dias, assim é melhor que uma hora uma vez por semana.

Aqui estão algumas dicas sobre O QUE LER:

  • Leia tudo e qualquer coisa que te agrade e/ou chame sua atenção.

  • Escolha algo com base em sua capacidade, por exemplo, se você estiver em um nível pré-intermediário, não tente ler um romance longo e difícil.

  • Leia para obter informações.

  • Leia por prazer, ficção científica, mistérios, romances, etc.

  • Leia sobre tópicos que lhe interessam.

  • Leia livros, revistas, jornais, revistas, Internet, cartas, e-mails, textos, horários de ônibus, brochuras de viagem, livros didáticos, romances, livros de culinária, o que você quiser!

E aqui está uma ótima maneira de praticar suas habilidades de escuta e leitura:

  • Leia livros que tenham áudios. Com os audiobooks você pratica as duas habilidades receptivas (ouvir e ler) de uma só vez. Você pode fazer isso em qualquer lugar e é muito, muito útil.

É um fato: quanto mais você ler, mais cedo começará a reconhecer facilmente mais e mais palavras. Quando isso começar a acontecer, a velocidade da sua leitura aumentará. O melhor de tudo é que você ficará cada vez mais confortável com o inglês. Houve vários estudos científicos que mostram que quando os alunos leem muito, eles se tornam mais confiantes e, assim, melhoram seu inglês em geral.

Por que não manter um registro de leitura, um registro do que você leu? Isso o surpreenderá e o encorajará quando você olhar para trás.

Estas são apenas algumas idéias, o mais importante se você deseja melhorar sua leitura, vocabulário e inglês geral: você deve ler OFTEN e ler CONSISTENTEMENTE. No mínimo 10 minutos todos os dias é melhor que 1 hora por semana, não esqueça disso!

Pare de deixar para depois, não há melhor momento para começar algo do que o momento presente. Em outras palavras, comece hoje!

Nos vemos no próxima Aula com o Segredo # 3. See you soon e continue ouvindo e lendo!
E se você ainda estiver pensando quando vai começar… não há tempo melhor como o presente, portanto comece agora!