07 segredos para conseguir chegar ao Inglês Fluente mais rápido – Aula 3

aula ingles rapido online
07 segredos para conseguir o Inglês Fluente rápido – Aula 3

 

Bem, até agora examinamos a importância de ouvir e ler, que são as duas habilidades ‘receptivas’. Você tem praticado isso? Se tiver, parabéns! Você tomou medidas importantes para tornar seu inglês fluente.

Agora vamos explorar o próximo segredo importante para falar inglês. O segredo nº 3 é mais sobre algo que você NÃO deve fazer. Acompanhe… 

 

O SEGREDO # 3: ESQUEÇA SOBRE GRAMÁTICA

Como? É possível esquecer a gramática? 

Isso mesmo, esquecer-se da gramática é muito importante para se tornar fluente em inglês.

Não estou dizendo que você nunca vai usar gramática e que você não deve aprendê-la. 

Talvez você já tenha estudado muito Inglês e seu nível de gramática está melhor do que muitos falantes nativos de inglês, que não entendem muito bem de gramática.

E isso não é um absurdo de se pensar, porque se você pegar uma criança de 07 anos de idade, que já fala relativamente bem em Português, ela certamente não conhece as regras gramaticais da nossa língua. O mesmo acontece com o Inglês.

Veja bem, ter uma gramática inglesa perfeita NÃO significa que você pode falar inglês fluentemente. De fato, os dois não estão realmente relacionados. Se possuir uma gramática excelente significasse falar inglês fluentemente, muitos estudantes asiáticos já seriam capazes de fazê-lo. Por que estudantes asiáticos particularmente? Porque já vi relatos de professores de Inglês de escolas que recebem centenas de estudantes intercambistas, coreanos, japoneses, taiwaneses e outros asiáticos, chegarem ao Canadá com um nível bastante alto de gramática. Às vezes, eles se inscreveram no TOEIC ou mesmo o TOEFL e obtiveram uma pontuação muito alta.

Mas eles costumam ter problemas para ter uma conversa real. Isso porque, se você realmente quer falar inglês e entender inglês, apenas praticar gramática não fará diferença. Na verdade nenhuma!

Vamos pensar por um minuto: o que é gramática? O que é algum tipo de gramática em qualquer idioma

Gramática é estrutura, concorda? É tudo básico. No caso da gramática inglesa, isso significa saber quais são as sete partes do discurso (artigos, preposições, substantivos, verbos, adjetivos, advérbios e conjunções) e saber como reuni-las.

Por exemplo, você aprende que sempre precisa, pelo menos de duas coisas para formar cada frase, um substantivo e um verbo. Assim como:

“Cães correm”. Você pode querer adicionar mais informações sobre os cães, talvez, para poder adicionar um adjetivo. “Cães jovens correm.” Além disso convém adicionar mais informações sobre “como” elas são executadas, para adicionar um advérbio. “Cães jovens correm rapidamente.” Certamente, entender essas noções básicas é importante para a sua capacidade de “movimentar-se” e “construir” em inglês.

No entanto, após um certo ponto, você precisa entender que suas tentativas deixaram ser cada vez mais “perfeitas” , para assim conseguir juntar as peças e usar o idioma.

Você pode pensar que seu inglês ainda não é muito bom, mas se você consegue entender um pouco de inglês, e se você consegue que as pessoas o entendam; esse é o ponto!

E, embora você realmente precise conhecer o básico da estrutura, ou gramática, aprender cada vez mais e mais detalhes não vai melhorar sua fluência. A única coisa que irá melhorar sua fluência é a prática usando as ferramentas. E isso só se conquista falando, ouvindo, lendo e escrevendo. Essas são as habilidades de um idioma e todo o objetivo de aprendê-lo.

Muitos alunos dizem assim: “Mas eu cometo muitos erros!” ; “Minha pronúncia não é boa“; certamente, todos nós cometemos muitos erros, principalmente quando estamos aprendendo Inglês.  

Primeiro de tudo, todos e eu quero dizer TODOS sem exceção, vão cometer erros, pois mesmo o seu professor de Inglês, está sujeito à isso. Cometer erros é uma parte normal do ser humano em falar uma língua. Em segundo lugar, você comete erros porque está aprendendo.

Cometer erros é uma parte normal do processo de aprendizagem para qualquer coisa que você, ou eu fomos fazer. Aprender e cometer erros andam juntos, simples assim e se você não está cometendo erros, provavelmente não está aprendendo.

Só por um momento imagine que você está cuidando de um bebê de um ano de idade. Pode ser seu próprio bebê; pode ser uma sobrinha ou sobrinho ou o bebê de um amigo, não importa. De qualquer forma, você está cuidando desse bebê de um ano de idade. O bebê ainda não pode andar, só pode engatinhar. Quando você está sentado em uma cadeira, o bebê se arrasta até você e, usando uma pequena mesa próxima, se coloca em pé. O bebê sorri para você e você sorri de volta. 

Ele é muito encorajado pelo seu sorriso e quer vir até você. Então, ele solta a mesa e dá um passo. Você sorri e estende as mãos em encorajamento, então ele ri e dá outro passo. Você bate palmas e ri de felicidade. O bebê dá mais um passo e depois… cai!

Ok, aqui está o meu ponto: a queda do bebê é um erro? Ou isso é normal? Nesta situação, como você responde ao bebê? Você se sente decepcionado por ele ter falhado? Você o repreende? Você diz “Oh não, você não pode fazer isso!”? Ou você se sente animado porque o bebê tentou e conseguiu (ele deu dois passos!).

Obviamente, essa é uma pergunta um pouco complicada. Sei que você é uma pessoa gentil e carinhosa e que apoia e encoraja o bebê, porque o fato é que ele conseguiu, não é? Ele está aprendendo uma nova habilidade e cairá muitas vezes. Claro, assim como você também comete muitos erros, é assim que você sabe que está aprendendo. É assim que você sabe que está progredindo.

Então lembre-se, a gramática é uma ferramenta para encaixar as peças de um idioma. O ponto principal de aprender qualquer idioma é usar o idioma, não para dominar as ferramentas da estrutura.

Lembre-se, não estamos dizendo que você não precisa estudar gramática, mas sim que cada coisa deve vir no tempo certo, e que começar os estudos de qualquer idioma pela gramática, não vai levar ninguém à fluência. Portanto, apenas ouça, leia e fale. Boa sorte!

Acompanhe a próxima Aula 0 Segredo n. 04 para a Fluência no Inglês… nos vemos em breve!